Publicações


Ano 2020

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DAS PRODUÇÕES DO K-LAB NA EDUCAÇÃO BÁSICA
SAMIRA S. FEITOSA
Produto da dissertação de mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC / UNEB

RESUMO: Partindo do princípio de que é papel da escola garantir aos seus alunos a aquisição de novos conhecimentos, valores, atitudes, competências e habilidades que permitam que eles possam se inserir no mundo em permanente processo de transformação, esta pesquisa propõe-se analisar de que forma as produções do K-Lab/GEOTEC podem ser redimensionadas para práticas pedagógicas no Ensino de Matemática. Sendo assim, esta investigação tem como objetivo geral analisar como as produções do K-Lab – GEOTEC/UNEB podem contribuir na construção de práticas pedagógicas inovadoras no Ensino da Matemática com alunos da Educação Básica da Rede Pública. Para embasar este trabalho elencamos as seguintes categorias teóricas: Práticas Pedagógicas (FRANCO, 2016; HETKOWSKI, 2004; LIRA, 2016); Educação Matemática (D’AMBROSIO, 2011, 2012; SILVA, 2003); e, Tecnologia (HETKOWSKI, 2004, 2010; KENSKI, 2012). Os pressupostos metodológicos estão pautados na abordagem qualitativa de natureza aplicada uma vez que o objetivo central é produzir conhecimentos para aplicação prática. A pesquisa está dividida em seis seções. Na primeira seção apresentamos um breve levantamento acerca da constituição do Grupo de Pesquisa GEOTEC. Na segunda seção definimos os pressupostos epistemológicos que embasam esta pesquisa. Na terceira seção definimos os pressupostos metodológicos, ou seja, o caminho que foi percorrido para fazer esta pesquisa. Na quarta seção apresentamos o processo de construção e aplicação de uma Prática Pedagógica para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Na quinta seção ressignificamos as produções do K-Lab escolhidas para o Ensino de Matemática. Por último, na sexta seção, trazemos as considerações finais. Embora o K-Lab tenha 22 pesquisas concluídas, foram selecionadas 5 para análise, as quais podem contribuir na mobilização de práticas pedagógicas no Ensino de Matemática. O que se pretende com este trabalho é comprovar que podemos, não apenas ressignificar os trabalhos produzidos no K-Lab, mas também redimensionar diferentes práticas no Ensino de Matemática.

E-Book: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática


Ano 2018

K-LAB: PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
JOSEMEIRE M. DIAS1, ANTONIO C. F. ATTA2, LILIAN M. DA SILVA3
II Colóquio Internacional de Pesquisa aplicada em Educação

RESUMO: O K-lab é um laboratório de pesquisas e desenvolvimento de projetos, processos educacionais e tecnológicos, constituindo-se como um dos projetos articuladores do Grupo de Pesquisas em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC da UNEB. Este artigo demarca o seu viés de aplicações potenciais da tecnologia na educação, enquanto processo criativo humano, a partir dos resultados já alcançados no percurso de existência do projeto. Nesse caminhar, elucidam-se: a evolução do laboratório de forma pós-embrionária a partir do projeto do jogo simulador de cidades, Kimera; a sua correlação nata com o desenvolvimento de pesquisas em Educação e Tecnologia e os resultados alcançados no desenvolvimento de projetos que exploram tecnologias diversificadas em processos educacionais, todos alicerçados na atuação colaborativa entre os pesquisadores do projeto e os sujeitos das instituições de ensino básico parceiras, alunos, professores e gestores.

 


JEDU-K: PRIMEIROS PASSOS DE UM GRUPO  COOPERATIVO DE JOGOS E EDUCAÇÃO
Autores: JUCY LOBO , JOEDSON ALVES
II Colóquio Internacional de Pesquisa aplicada em Educação

RESUMO: A articulação de atividades é um desafio para grandes grupos de pesquisa que desejam
manter uma coerência teórica e metodológica de suas produções. Este relato de experiência evidencia a
criação do grupo cooperativo JEDU-K. O grupo, além de investigar possibilidades pedagógicas sobre
Jogos e Educação, busca manter a coerência com as categorias teóricas do K-LAB e do GEOTEC. O
estabelecimento de um eixo de coerência entre as pesquisas acompanhadas pelo JEDU-K já pode ser
considerado um resultado conquistado.




ENTRE LUGARES – VOLUME 2

Já temos em fase de finalização o Livro Entre Lugares – Volume 2
Organizadores: Antonio Carlos Fontes Atta | Fabiana dos Santos Nascimento | Rosângela Patrícia de Sousa Moreira.


ENTRE LUGARES – VOLUME 1

Organizadores: Inaiá Brandão Pereira | Kátia Soane Santos Araújo | Tarsis de Carvalho Santos.
Nessa obra sobre os GEOTEC, estão alguns artigos do K-LAB.
Veja o [ sumário ]

Sinopse

Esta obra, intitulada de “Entre lugares: ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade”, anuncia experiências e reflexões construídas por pesquisadores e educadores da Rede Pública de Ensino, à luz das potencialidades das geotecnologias e valorização dinâmicas socioespaciais materializadas no Lugar, à constituição de processos formativos instituintes. Além disto, configura-se como marco da imersão e engajamento ao longo de 10 (dez) anos de existência do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC na Educação Básica e da composição de uma rede de pesquisadores na Bahia e no Brasil.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1798-0
DOI: 10.24824/978854441798.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 346
Formato do Livro: 16×23 cm
Número da edição:1

 


Ano 2017

[LINK PARA EDITORA]

Autor(es): Gessilda Cavalheiro Müller; Tânia Maria Hetkowski; Gerusa Soares Pinheiro

SINOPSE

O tema desta coletânea situa-se no campo dos estudos da aprendizagem da Matemática, mais especificamente, sobre as estratégias de ensino, tendo como objetivo entrelaçar saberes de pesquisadores, professores e alunos e divulgar a produção sobre as estratégias de ensino e aprendizagem na Matemática.


Artigos Publicados no  EDUCERE – Congresso Nacional de Educação – é um evento realizado a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social.

  • A CONCRETIZAÇÃO DO K-LAB E SUA PERSPECTIVA EDUCACIONAL
    Josemeire Machado Dias (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA)
    [Arquivo PDF]

 

  • AS GEOTECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE: POSSIBILIDADES DO JOGO-SIMULADOR KIMERA AO ENTENDIMENTO DAS DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
    Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA), FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Josemeire Machado Dias (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB)
    [Arquivo PDF]

 

  • K-LABEDUC: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-INTERVENÇÃO-PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA), Josemeire Machado Dias (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB)
    [Arquivo PDF]

 

  • HIBRIDIZAÇÃO 360: UM MODELO DE ENSINO HÍBRIDO PARA DISCIPLINAS PRESENCIAIS
    Antonio Carlos Fontes Atta (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB), FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO (Secretaria Municipal de Educação Salvador), Inaiá Brandão Pereira (SEED-BA)
    [Arquivo em PDF]

Ano 2016

Organizadores: Tânia Maria Hetkowski e Maria Altina Ramos.

  • Capítulo de livro:
    Possibilidades e Práticas pedagógicas a partir da relação entre jogos digitais e geotecnologias. In: Tânia Maria Hetkowski e Maria Altina Ramos. (Org.). Tecnologias e processos inovadores na educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 111-132.
    Autores: Josemeire Machado Dias; Fabiana Nascimento e Inaiá Brandão Pereira

  • Capítulo do Livro:
    Jogo-simulador KImera: avaliação baseada em perspectivas. In: Lynn Alves; Isa de Jesus Coutinho. (Org.). Jogos digitais e aprendizagem. Fundamentos para uma prática baseada em evidências.. 1ed.São Paulo: Papirus, 2016, v. 1, p. 147-166.
    Autores: Josemeire Machado Dias; André Luiz Andrade Rezende e Tânia Maria Hetkowski

 

  • Artigo
    K-Ágora como possibilidade Geotecnológica para o entendimento de Espaço junto aos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública da Cidade do Salvador/Bahia. In: XXII Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlândia. XXII Workshop de Informática na Escola, 2016. v. 1. p. 31.
    Autores: André Rezende; Fabiana Nascimento; Josemeire Dias; Iury Silva; Inaiá Bramdão Pereira e Andréa Lago. .

Ano 2015

 


Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações – Trilhas em construção
Autor(a): Lynn Alves e Jesse Nery (Org.)

  • Título do Capítulo:
    Kimera – Cidades imaginárias: um ensaio sobre as proposições teórico-metodológicas no desenvolvimento do jogo-simulador.
    Autores: 
    André Luiz Rezende, Fabiana Nascimento, Josemeire Dias, Tânia Maria Hetkowski

EDUCERE

  • JOGOS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    Josemeire Machado Dias (UNEB), Tania Maria Hetkowski (UNEB), Inaiá Brandão Pereira (UNEB), Andrea Lago (Universidade do Estado da Bahia -UNEB), Fabiana dos Santos Nascimento (SEED-BA)
    [Arquivo PDF]

 

  • EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E “OLHAR ESPACIAL”: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO JOGO-SIMULADOR “KIMERA: CIDADES IMAGINÁRIAS”
    Inaiá Brandão Pereira (UNEB), Fabiana dos Santos Nascimento (SEED-BA), Josemeire Machado Dias (UNEB), Andrea Lago (Universidade do Estado da Bahia -UNEB)
    [Arquivo em PDF]

 

  • ANALISE DA METODOLOGIA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL DA UNEB
    Telma Dias Silva dos Anjos (UNEB), Tânia Regina Dias Silva Pereira (UNEB), Inaiá Brandão Pereira (UNEB), Fabiana dos Santos Nascimento (SEED-BA), Josemeire Machado Dias (UNEB)
    [Arquivo em PDF]

 


Ano 2014

Livro: Culturas Digitais e Espaço Escolar – EDUNEB

CULTURA DIGITAL E ESPAÇO ESCOLAR: diálogos sobre Jogos, Imaginário e Crianças
Sempre atenta às discussões atuais da educação e das novas tecnologias, a EDUNEB lança o livro CULTURA DIGITAL E ESPAÇO ESCOLAR: diálogos sobre Jogos, Imaginário e Crianças. No livro, as organizadoras trabalham as temáticas da inserção das novas tecnologias digitais na educação atual e as consequências das mesmas para o futuro da educação e do processo de ensino-aprendizado.

Ano 2014

  • O MUSICAL KIMERA: CONSTRUÍDO COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA

    AUTORES: ACÁCIA ANGÉLICA MONTEIRO, ELIAQUIM ACIOLE DOS SANTOS JUNIOR, MARIA CRISTINA RIBEIRO DE JESUS MOTA

    Publicado no CONEDU – Congresso Nacional de Educação.
    Campina Grande Paraíba

    Veja o PDF do Artigo


  • CRIAÇÃO DA TRILHA MUSICAL DO JOGO
    SIMULADOR KIMERA – CIDADES IMAGINÁRIAS
    Acácia Angélica Monteiro – UNEB – acaciangelica@hotmail.com
    Eliaquim Aciole dos Santos Júnior Publicado no CONEDU – Congresso Nacional de Educação
    Campina Grande ParaíbaVeja o PDF do Artigo

  • VII World Congress on Communication and Arts WCCA – Vila Real, Portugal
    Abril de 2014

    ARTE E DESIGN: criação dos Cinematics do jogo-simulador Kimera.
    Autoras: Gabriele Duque, Josemeire Dias, Tãnia Hetkowski
    BOOK OF ABSTRACTS – VII World Congress on Communication and Arts. April 20-23, 2014. Orgs. Claudio da Rocha
    Brito (ISBN 978-85-65992-33-6) & Melany M. Ciampi (ISBN 978-85-66680-33-1). Science and Education Research
    Council, COPEC – Vila Real: WCCA, 2014.
    [Anais e Resumos] [Artigo Completo]

Ano 2013

  • SBGAMES 2013 – São Paulo
    Outubro de 2013
    Avaliação de jogos educacionais digitais baseada em
    Perspectivas. Uma experiência através do Jogo-simulador Kimera
    Autores: Josemeire Dias, Inaiá Brandão, Fabiana Nascimento, Tânia Hetkowski, Tânia Pereira
    [Artigo Completo]
 
  • XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE – Curitiba | ISSN 2176-1396
    Setembro de 2013
    Descobrindo o espaço nos jogos digitais: entre as
    Tramas do imaginário e as práticas do vivido
    Autores: Josemeire Dias, Fabiana  Nascimento, Walter Garrido, Tânia Regina Dias Silva, Inaiá Brandão
    [Artigo Completo]
  • EDUCERE – 2013
    Explorando práticas e processos tecnológicos na Educação Cartográfica
    [Artigo Completo]

Ano 2012

  • SBGAMES 2012 – Brasília
    A Gênese híbrida de um Design: O Caso do Jogo/Simulador Kimera – Cidades Imaginárias
    A Construção dos Personagens do Kimera à partir da Dialética da Produção e da Recepção
    Autores: André Luiz da Silva (Betonnasi)* Gustavo de Andrade* Josemeire Dias* Tânia Hetkowski*
    [[Artigo completo]…]
  • Jogos e Mobile Learning – Portugal – Coimbra
    Outubro de 2012

    Kimera – Cidades Imaginárias: desenvolvimento de um jogo/simulador
    Autores: André L. Silva, Tânia M. Hetkowski, Gustavo Andrade e Josemeire Dias
    http://www.fpce.uc.pt/encontro.jml/
  • VIII Seminário de Jogos da UNEB – Salvador
    O entendimento do espaço através dos Jogos Digitais: Geotecnologias e  Ludicidade
    Autores: Tânia M. Hetkowski, Fabiana dos S. Nascimento
    Inaiá B. Pereira, Tânia R. D. S. Pereira, Walter Garrido
    [Artigo Completo]
  • Seminário de Jogos – Coimbra – 2012
    Jogos Digitais e Educação: Cenários possíveis para a aprendizagem do Espaço;
    [Artigo Completo]
  • ENDIPE – 2012
    XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas

    Aprendendo com Cidades Virtuais
    [Artigo Completo]
  • INTERCULTE -2012
    Aprendendo com cidades imaginárias

Ano 2011

  • INTERCULTE -2011
    Educação Cartográfica e Cidades Virtuais
Em 2014 – Culturas Digitais e Espaço Escolar – EDUNEB
 

 


Em 2011 publicamos o livro:

TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO
novas (re)configurações técnicas, sociais e espaciais
O propósito desta obra é convidar o leitor a refletir sobre temáticas contemporâneas e significativas à nova geração (jogos, simuladores, realidade aumentada, tecnologias digitais etc.) a partir da constituição de rede dialógica entre grupos de pesquisa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da empresa Conexum.

Páginas: 242
Valor: R$ 35,00
Editora EDUNEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.